Microsoft solta a notícia: novo chip de inteligência artificial na área, pronto para dar um caldo na Nvidia!

Microsoft solta a notícia: novo chip de inteligência artificial na área, pronto para dar um caldo na Nvidia!

Ei, galera gamer! Bora falar de novidades quentinhas no mundo da tecnologia? Segura essa: a Microsoft decidiu entrar na arena dos processadores de inteligência artificial (IA) e lançou seus próprios chips, dando uma piscadinha de desafio para a Nvidia, que até então reinava absoluta nesse universo.

Os caras da Microsoft estão trazendo dois novos jogadores para o time: o "Cobalt", um chip baseado em projetos da Arm para tarefas gerais, e a estrela da vez, o "Maia", um acelerador de IA especializado. Esses bad boys vão fazer bonito nos data centers Azure da Microsoft no ano que vem, dando suporte para serviços que incluem as maravilhas da OpenAI e o parceirão Copilot.

Ah, e a Microsoft está botando esses chips pra jogo, testando como o "Maia 100" se sai nos rolês do chatbot do Bing (agora rebatizado de Copilot), no assistente de codificação GitHub Copilot e no ChatGPT, aquele assistente maroto que faz nossos textos brilharem.

E por que essa movimentação toda? Bem, parece que a Nvidia estava dominando o pedaço há um tempinho, e a galera tava começando a ficar de saco cheio. A demanda pelos chips da Nvidia estava nas alturas, e até a Microsoft teve que dar um pulo na concorrência, chamando a Oracle para ajudar a suprir a fome de GPUs para seus serviços de IA.

E falando em Nvidia, não dá pra esquecer que os caras lançaram o novo chip H200 Tensor Core GPU na segunda-feira, dando uma turbinada nas tecnologias de IA. Dizem por aí que esse novo chip tem uma performance entre 60% a 90% melhor do que os modelos antigos. Nvidia, meu consagrado, tá achando que é jogo de um player só? A concorrência tá pesada!

É isso, galera. Microsoft na área, chips novos na jogada, e a guerra pela supremacia nos processadores de IA tá só começando. Bora ficar de olho nesses lances porque o futuro da tecnologia tá mais emocionante do que a última partida que você zerou!

Voltar para o blog

Deixe um comentário